Gratinado de abóbora e batata


Alturas há em que o dinheiro escasseia, e de que maneira! Nunca tive problemas financeiros, muito pelo contrário. Viajei por muitos países, passei férias em hotéis de luxo com a família e sempre tive excesso de tudo. Mas hoje, a crise instalou-se por todos os cantos do país e eu não escapei aos seus efeitos.
Mais do que em qualquer outra altura da minha vida, tenho momentos em que desespero de impotência. Impotência, essencialmente, por ter um filho para criar, sustentar e alimentar. Aos, quase, quarenta anos, preciso da ajuda da minha Mãe para fazer face a despesas de saúde e para criar o Martim. Mas, adiante... o que hoje proponho é uma receita muitíssimo económica que serve de prato principal ou acompanhamento de carne guisada ou peixe grelhado. As batatas e a abóbora são provenientes da horta, o que torna esta receita ainda mais em conta!! Mais uma vez, devo advertir que as quantidades de batata ou de abóbora se prendem com o número de refeições ou de pessoas de volta da mesa. As quantidades que proponho não passam disso mesmo, de propostas para conhecer melhor as virtualidades deste acompanhamento. Deliciem-se...
 
Para o preparado de batata

1 kg de batata
1 molho de salsa
1 colher de sopa de pão ralado
pimenta qb
1/2 colher de café de noz-moscada
1 colher de chá de Kechup
1 ovo
sal qb
louro em pó qb

Para o preparado de abóbora

1/2 kg de abóbora cozida e escorrida
1/2 cebola roxa
1 colher de sobremesa de molho inglês
1 colher de sopa de natas
1 colher de sobremesa de azeite

Em primeiro lugar cozem-se as batatas sem casca com o sal. Depois de frias, escorrem-se bem e reduzem-se a puré com o passe-vite. Coloca-se numa taça grande onde se deita o ovo batido, a salsa, o Kechup, o pão ralado e as restantes especiarias. Amassa-se tudo muito bem com as mãos. Reserva-se.

À parte, coze-se a abóbora sem casca e reduz-se a puré. Verte-se para uma frigideira ou wok o azeite e o molho Inglês, vai ao lume e quando estiver bem quente deita-se a cebola a alourar. Junta-se a abóbora, deixa-se apurar por cinco minutos, aproximadamente. Por fim verter as natas e cozinhar até ganhar consistência. Reservar.

Num pirex de ir ao forno colocar o preparado de batata espalhado no fundo. Por cima, colocar o preparado de abóbora. Polvilhar com natas e pão ralado com alho e orégão (ver aqui a receita). Vai ao forno a gratinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário