Pão ralado com alho e orégãos


O que venho propor mais não é do que uma forma de aproveitar as sobras de pão. Por cá é mais ou menos frequente sobrar pão duns dias para os outros, vai-se juntando até se justificar ralar. Diariamente a padeira deixa um cacete de pão escuro que nem sempre começa e acaba no mesmo dia, mas por cá, nada se desperdiça!

Pão duro
alho em pó
orégãos

Num tabuleiro de forno colocam-se pedaços de pão duro (que cortamos toscamente com as mãos). Leva-se ao forno a alourar. Quando esfriar, coloca-se aos poucos num robot de cozinha com porções de alho em pó e orégãos. Ralam-se até adquirir a consistência desejada. Eu, por cá, gosto de o deixar reduzido a pó.
Enfrascar e guardar. Está pronto a utilizar nos mais variados pratos. Joga muito bem a polvilhar couve-flor gratinada, por exemplo.

1 comentário:

  1. Boa ideia Maria!! Por aqui não se vê pão ralado, tenho sempre que trazer de Portugal. Usamos diariamente pão escuro fatiado... E que saudades do pão português: o pão saloio, o pão alentejano, a broa... aiiiii E eu que já vivi na aldeia e podia ir buscá-lo quentinho às 2 horas da manhã e barrar com "manteiga manteiga". Que saudades!!! Neste momento ando a evitar comer muito pão e outros hidratos, por isso quando é para gratinar uso queijo ralado "light". Modernices, dirás tu ;) Por isso mesmo vou ficar com esta receita na algibeira (como diria o meu avô) :D

    ResponderEliminar