Diário da Horta IX


Este ano, não fui muito proactiva na minha horta. O R. é que aguentou o barco porque eu, na altura das plantações, estive um pouco em baixo fisicamente. Mas agora, recuperadas as forças e a energia, voltei a dedicar-me aos trabalhos da quinta. Enquanto o homem da casa passa as tardes a limpar o mato do pinhal, eu aproveito a alvorada para fazer a manutenção do que tenho e a preparação do que está para vir.
Em breve plantarei as couves (flor, repolho, penca) que me darão para fazer o inverno e poupar uns trocos. Já fiz a experiência e quero repetir!
Na Primavera do ano passado fiz uma pequena plantação de orégãos. Como é uma planta muito resistente, aguentou os frios gélidos do inverno e cresceram muito bem. Sou grande fã desta especiaria. Utilizo-a em muitos pratos e saladas. No verão, não há como uma salada de tomate fresco com orégãos e mozarela para matar a fome e tentar manter a linha.
Já comecei a preparar o stock para o inverno: está em fase de secagem para depois ser enfrascado. Aproveitando estes dias escaldantes e secos que aceleram o processo, já comecei com as minhas experiências. De momento só me posso contentar com o cheirinho que emana do armário onde os tenho ao abrigo da luz!

Sem comentários:

Enviar um comentário