Risoto com morcela, maçã e cogumelos



Há uma amiga da minha Mãe que me dá muitas revistas de culinária. À medida que as vou recebendo, passo as receitas que me interessam para um documento no word, imprimo e coloco num dossier devidamente compartimentado. De cada vez que tenho de elaborar o menu, folheio o dossier e vejo se tenho ingredientes e vontade de fazer algumas das receitas que passei. Uma destas semanas calhou ter vontade de experimentar este risoto que andava há muito tempo para fazer. Ficou muitíssimo bom, apesar de ser uma receita bastante trabalhosa, valeu bem cada segundo passado na cozinha!

Para o caldo:
1 cenoura
1 alho-francês
1 molho de salsa
1 folha de louro
1 dente de alho
1 lt de água
sal qb

Para o risoto:
300 gr de risoto
1 morcela
azeite
1 maça grany smith pequena
1 dl de vinho branco
300 gr de cogumelos
1 dente de alho
pimenta
cebolinho

Leva-se ao lume uma panela com a cenoura cortada em palitos, o alho-francês em rodelas, o ramo de salsa, o dente de alho, a folha de louro e o sal. Tapa-se e deixa-se ferver por 20 minutos.
Depois, aquece-se o azeite num tacho e quando este estiver quente introduz-se a morcela cortada em pequenos cubos e deixa-se saltear entre 2 a 3 minutos.. Junta-se a maçã também cortada em cubos e sem casca e o risoto e deixa-se fritar por 2 minutos mexendo frequentemente.
Rega-se com o vinho e quando este tiver evaporado, adicionam-se 2 conchas do caldo de legumes a ferver. Mexe-se a vai-se repetido a operação até que o risoto tenha absorvido  totalidade do caldo. 
Entretanto, salteiam-se os cogumelos laminados numa frigideira com azeite e um dente de alho picado.
Reparte-se o risoto pelos pratos, dispõem-se por cima os cogumelos e polvilha-se com cebolinho picado.

Sem comentários:

Enviar um comentário