O Paraíso de Hitler






Mais como pessoa do que como historiadora, penso que nem todos os que pertenciam à máquina do regime hitleriano corroboravam mentalmente com tamanha monstruosidade. Trata-se de uma história baseada em factos verídicos de um oficial do exército alemão que, com os seus conhecimentos estratégicos conseguiu auxiliar um judeu a fugir das garras do regime. Na verdade, este judeu foi avô materno do próprio autor do livro. 
O personagem principal, Andreass era austríaco e emigrou para uma Alemanha promissora onde Hitler começava a dar os primeiros passos na sua hedionda política anti-semita. A princípio terá simpatizado com os ideais de A Minha Luta, só se apercebendo que se tratavam de ideias monstruosas e desumanas à medida que foi tomando conhecimento mais detalhado dos meandros dessa realidade. Neste contexto, e já exausto de tudo o que foi vendo ao longo da II Grande Guerra, que resolve ajudar Huda, um judeu com quem travou amizade quando prestou serviço na Dinamarca.
Não terá sido um grande prazer literário no sentido artístico do termo, mas foi sem dúvida uma leitura de enriquecimento acerca da história do Holocausto, tema que sempre me fascinou e acerca do qual não perco oportunidade de me informar mais um pouco!

Sem comentários:

Enviar um comentário