Molho vinagrete com aipo

 
O que fazer com a parte do aipo que não se aproveita? Não sou apreciadora de sopa de aipo, pelo que apenas corto os palitos para molhar em pastas variadas. Assim, acabava por desperdiçar as folhas e outras partes que não se prestavam a fazer palitos. Desta feita, para não desperdiçar nada, resolvi juntar esses bocadinhos e picar na picadora, obtendo assim uma pasta.
Das inúmeras hipóteses que ponderei para utilizar essa pasta, a que me pareceu mais gira foi um molho vinagrete. Desta forma o sabor do aipo, com trave avinagrado, é um ótimo tempero de carnes e saladas.
Ora então, vejamos:
 
Folhas de aipo picadas
Vinagre
Orégãos qb.
Alho em pó qb.
sumo de meio limão
1 colher de café de mostarda
1 colher de chá de azeite
 
Depois de picar e reduzir o aipo a puré, colocar num copo de mistura e verter o sumo do limão,o azeite, a mostarda, os orégãos e o alho em pó. Mexer muito bem esta mistura. No final, acrescentar o vinagre. A quantidade deste oscila entre o que se pretende. Se se quiser um sabor mais avinagrado, carrega-se na quantidade, se se pretender um sabor mais concentrado, coloca-se menos quantidade. Pessoalmente gosto do vinagrete concentrado.
Coloca-se a mistura num frasco, o qual se leva a um local fresco, seco e abrigado da luz. Fica a apurar durante aproximadamente três dias e está pronto a servir e é um excelente tempero de saladas ou pratos de carne.



Sem comentários:

Enviar um comentário