Molho de tomate

 
Este ano, temos fartura de tomate! Se os tomateiros continuam a dar desta maneira, terei de fazer um stock de conservas que, por certo, durará até ao próximo Verão. Optei por não fazer compotas. Em primeiro lugar, não sou grande coisa a fazê-las, em segundo, porque evitamos o açúcar o mais possível, cá em casa. Desta forma, faço algo que me será muito útil e me poupará bastante tempo naqueles dias mais atarefados. Enfrasquei em recipientes pequenos para ir tirando semanalmente.
É um produto caseiro que substitui aquelas polpas de tomate condimentadas (que eu por acaso não utilizo por serem demasiado artificiais). Embora não seja muito rápido de fazer devido ao tempo de cozedura do tomate, é muito fácil. A quantidade de tomate dita a quantidade dos restantes condimentos.
 
Tomate
1/2 cebola para 5 tomates
4 dentes de alho para 5 tomates
Sal qb.
Pimenta qb.
Louro em pó qb.
Cominhos qb.
Azeite para untar
 
Untar um tacho com azeite, verter a cebola e o alho previamente picados e deixar alourar. Acrescentar as especiarias e o sal. No fim, põe-se o tomate cortado às fatias (eu cozo com a pele). Tapar o tacho e deixar cozer em lume brando por cerca de 45 minutos ou até o tomate estar desfeito.
Deixar esfriar. Reduzir a polpa com a varinha mágica ou robot de cozinha.
Conserva-se no frigorífico ou no congelador.


Sem comentários:

Enviar um comentário