Hamburgueres de atum com cogumelos em creme de soja


Como devoradora de atum nata, adoro criar receitas onde este conduto é o personagem principal do prato. Quando preciso de fazer refeições a despachar, costumo fazer croquetes de atum que se levam a fritar, e em três tempos tenho um jantar de Domingo aviado. Mas agora, querendo abater estes quilinhos que teimam em não me abandonar, decidi cortar com os fritos, delegando-os para dias festivos e descontraídos. Assim, resolvi transformar os croquetes em hambúrgueres, fazer alguns acrescentos, moldá-los e assá-los. Ficam adoráveis.
Vamos então, a isso:

2 latas de atum em água/azeite
Pão integral ralado caseiro
Alho em pó a gosto
1 raminho de salsa fresca
Orégãos a gosto
1 ovo

Primeiramente deve escorrer-se muito bem o atum e esfarelá-lo com as mãos. Coloca-se numa tigela e acrescentam-se os restantes ingredientes. O ovo serve para ligar a mistura e o pão ralado para lhe dar a consistência que permite moldar os hambúrgueres. Assim, o pão ralado deve acrescentar-se aos poucos até adquirir uma consistência que permita trabalhar a pasta.
Quando tivermos uma massa homogénea moldamos umas bolinhas que espalmamos num tabuleiro de ir ao forno coberto com uma folha de papel vegetal.
Cozinha durante cerca de 30 minutos e está pronto a servir.
A acompanhar este prato ficam bem uns cogumelos em creme de soja. A preparação deste acompanhamento é a seguinte:

1 lata grande de cogumelos
sal qb
pimenta qb
3 colheres de sopa de creme de soja
Azeite para untar a wok

Aquecer muito bem o azeite, deitar o sal e a pimenta e em seguida os cogumelos. Deixar apurar bem, e no final deitar o creme de soja. Deixar cozinhar até obter pequenos grânulos. E voilá!

Sem comentários:

Enviar um comentário