Hamburgueres de atum com legumes guisados


Neste mês de Agosto há muitos legumes pelas hortas. Para confecionar este guisado, a escolha dos legumes é aleatória. Se fiz com os da época é porque sou uma sortuda por tê-los na horta. Para quem não tem esse privilégio, qualquer banca de legumes serve de inspiração. É um excelente acompanhamento para estes hambúrgueres de atum.

Hambúrgueres
3 latas de atum em água/azeite
salsa fresca picada
1/4 de cebola picada
1 ovo
1 colher de chá de Kechup
3 colheres de sopa de pão ralado

Legumes (deixo a minha escolha)
1/4 de couve lombarda
1 punhado de feijão verde
1 pimento verde
1 cebola
1 tomate maduro
1 colher de chá de orégãos
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de malagueta seca moída (opcional)
azeite para untar a wok
sal qb
pimenta qb

Escorrer muito bem o atum. Num recipiente esfarelá-lo muito bem com as mãos. Adicionar a cebola picadinha, a salsa, o ovo, o pão ralado e o Kechup. Misturar até obter uma mistura homogénea. Moldar pequenos hambúrgueres e passa-los por uma frigideira antiaderente untada com azeite bem quente. Tostar de ambos os lados até ficarem douradinhos.

Entretanto, cortam-se os legumes conforme o gosto. Pessoalmente corto o pimento às rodelas, pico a lombarda e corto o feijão verde aos pedaços. Numa wok, colocar o azeite até ferver. Verter a cebola até dourar. Quando estiver cozinhada, deitar o tomate previamente pelado e esmagado, juntamente com as especiarias. Deixar apurar e acrescentar os legumes. Tapar e deixar cozinhar por, aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Servir os hambúrgueres com este acompanhamento de legumes. Bom apetite!

Bom-apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário