Filetes no forno com brócolos


Por norma, a comida convencional aborrece-me. Gosto de experimentar receitas e formas de confecionar que me permitam fugir dos entediantes cozidos e grelhados. Por outro lado, as comidas ditas normais não me puxam, nem para comer, nem para fazer. Gosto de experiências culinárias, mas acima de tudo, tenho muito prazer em comer. No entanto, como continuo com esta saga de luta contra o peso, mas nem por isso me ando a portar condignamente, encontrei esta iguaria à laia de meio-termo. Embora contenha duas colheres de amido de milho é muito pouco calórica e saborosa, permitindo-me, por isso, ter algum alento na dieta que, honestamente, já teve dias melhores!

Ingredientes para 4 pessoas

4 filetes de peixe-branco à escolha
500 gr de brócolos cozidos
1 cebola
2 dentes de alho
500 ml de leite magro
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de orégãos
2 colheres de sobremesa de amido de milho
Sumo de 1 limão
Sal
Pimenta

Temperam-se os filetes com o sumo do limão, o alho picado  e o sal e deixa-se a marinar por cerca de 30 minutos.
Pica-se a cebola, que se refoga no azeite juntamente com a salsa picada numa frigideira. Adicionam-se os filetes e alouram-se de ambos os lados. Retiram-se e dispõem-se num pirex de ir ao forno, juntamente com os brócolos.
À parte, dilui-se o amido de milho no leite e misturam-se os orégãos. Verte-se esta mistura para a frigideira com o molho de alourar os filetes.
Deixa-se ferver durante cerca de 2 minutos mexendo sempre, retificando os temperos com sal e pimenta. Deita-se este molho por cima do peixe e dos brócolos.
Vai ao forno a gratinar até que os brócolos comecem a ficar tostados.

Sem comentários:

Enviar um comentário