Estigma e Preconceito

Apesar de tudo, a loucura não é assim uma coisa tão feia como muita gente julga. Há também loucas felizes!
 
Florbela Espanca
Correspondência (1916)
 
 
Nunca me envergonhei de ser quem sou. Sempre assumi as minhas fragilidades, e sempre soube que algo de muito errado se passava comigo. Oscilante entre crises depressivas e momentos mágicos, cansada da montanha russa, consciencializei-me cedo de que a ajuda era o melhor remédio.

Fui educada no seio de uma família pouco preconceituosa, onde os males não são para esconder. Pelo contrário, são para se assumir! Nunca escondemos os problemas, não achamos que por detrás da porta, as infelicidades são para ninguém ver. Cedo fui encaminhada para médicos especializados em saúde mental. Nunca considerei que psiquiatras são para maluquinhos. Pena tenho eu daqueles que, precisando, não recorrem a um por vergonha ou preconceito. Pois essas pessoas são infelizes e solitárias na sua dor.

Desde que "me encontrei" como bipolar, tenho esbarrado com muito estigma e preconceito, mesmo por parte de profissionais de saúde, de quem se esperava menos ignorância! Há longos anos que convivo com pessoas a dizer que tenho de largar a medicação, pois esta só faz é mal. Químicos, dizem eles. Isso não me rala, principalmente se dito por alguém a bafejar goladas de fumo de tabaco...

Quando pensei em engravidar fui alvo de muitas críticas, pois o problema pode passar para os filhos, pois a instabilidade emocional vai arruinar a vida de uma criança, etc., etc. Já grávida, as coisas tomaram maiores proporções, como é possível uma portadora de doença mental ter a ousadia de meter uma criança no mundo? Eu assumi essa ousadia, eu nunca duvidei de que seria uma boa mãe, eu nunca duvidei de que teria muito amor para dar, acima de tudo, nunca duvidei das minhas capacidades. Chego onde todos os outros chegam, não sou tola! Vivo a minha vida com maior ou menor facilidade, enfrento momentos bons e maus, nada que os outros não sintam. Caminho por trilhos sinuosos, bem sei, a minha fragilidade é evidente, mas apenas se tornará numa fraqueza quando eu desistir de lutar pela minha felicidade!



Sem comentários:

Enviar um comentário