Esparguete de curgete à marroquina

Ainda com resquícios de curgetes na horta, que, ao que desconfio não ficam por aqui, pois sobraram dois rebentos! Para variar um pouco, ocorreu-me fazer este esparguete. Trata-se de mais uma receita por mim criada, numa fase em que me aventuro com sabores do oriente. Uma amiga da minha mãe está sempre a oferecer-me especiarias "esquisitas" e eu tento aprender a conhecer melhor estes sabores exóticos. Eis que me saiu isto...

1 curgete grande
1 cebola
1/2 colher de sobremesa de cominhos
1/2 colher de café de louro
1/2 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de harissa
1 tomate muito maduro
1 colher de sobremesa de creme de soja
Azeite qb
Pimenta qb
Sal qb

Cortar a cebola em meias-luas. Numa wok verter o azeite e deixar ferver bem. Em seguida deitar a cebola, as especiarias e o sal. Deixar apurar bem até a cebola ficar transparente. De seguida, partir o tomate, depois de o pelar, em quadrados bem pequenos. Deixar escorrer bem o sumo e cozer.
Com um utensílio para o efeito, fazer esparguete de curgete. Em alternativa, quando não tenho paciência para fazer o esparguete, corto-a em taglateli. Colocar o esparguete de curgete na wok e deixar cozinhar até ficar bem mole. Quase no final da cozedura, verter o creme de soja e deixar apurar durante cerca de 3 minutos.
Acompanhei com peixe-espada grelhado, mas pode também ser um excelente acompanhamento de carnes assadas.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário