Diário da Dieta VII


Imagem retirada da internet
 
Determinação é fundamental, mas se pudermos contar com uma ajudinha, tanto melhor! Muitas vezes é na interajuda que se germina a determinação. Nada nem ninguém invade a nossa vida sem deixar marcas. Umas mais vincadas do que outras.
Ninguém mais do que eu preza as amizades. Tive o fortúnio de, em momentos trágicos da vida, ter estado amparada pelas melhores amigas do mundo! Elas souberam "puxar-me" para a vida com o seu carinho e acima de tudo com a forma como me "obrigaram" a regressar ao mundo.
Feito o desabafo e, para não perder o fio a esta meada, a nossa determinação para tudo nesta vida está na origem das nossas lutas internas.
A minha relação com a comida estava a ser muito problemática. Engordava a olhos vistos, as articulações foram ficando mais frágeis, a tensão arterial cada vez mais descontrolada e outros efeitos colaterais, já para não falar na autoestima.
Antes de engravidar não consegui emagrecer, fiquei uma autêntica foca, apesar de só ter engordado 6kg. Mas desenganem-se, só não engordei mais por causa das náuseas. Quando não as tinha empanturrava-me em comida.
A minha compulsão alimentar estava galopantemente a arruinar-me. Cheguei mesmo a ser clinicamente dada como compulsiva. Cheguei aos 100kg! Com apenas um metro e cinquenta e nove, a única coisa que me salvava era a minha constituição corporal que não fazia ninguém acreditar no peso abjeto que alcancei. Até a cara se foi começando a deformar! Já tinha perdido a esperança. Havia-me conformado ao corpo. Comia por estar triste, por estar alegre, por estar stressada, etc... Sempre, sempre a comer...
Não ajudava nada o facto de ter uma vida sedentária em que passava o dia inteiro agarrada a uma secretária, enquanto a vontade de tirar uma horinha para caminhar também não era muita.
Há três anos, por motivos sem grande importância para a ocasião, mudei-me para uma pequena quinta no campo. Aí, encontrei a felicidade que tanto procurei uma vida inteira. Larguei os fantasmas do passado, a vida deu uma reviravolta, e milagre dos milagres... deixei de ser uma comedora compulsiva! Em dois anos, sem qualquer esforço, emagreci 20kg! Passei a ter 80kg, volta e meia fazia uma caminhada, tinha de cuidar da minha horta, buscar lenha, e assim fui perdendo peso.
Tendo estagnado nos 80kg, já tinha dado por concluída a batalha. Mais, julgava não ser possível! No entanto estava muito feliz com o peso que tinha conseguido alcançar. Sentia-me mais bonita e cada vez com mais vontade de me embelezar. O que também não ajudou ao facto de querer continuar a perder peso.
Recuando ao princípio desta conversa, ninguém nos aparece à frente para não deixar qualquer rasto. Em boa-hora me juntei virtualmente a um grupo de gente fantástica que luta diariamente contra o problema do peso. Umas com melhores dias, outras nem por isso, vamos "puxando" umas pelas outras, remando a canoa para o mesmo sentido.
Hoje, apesar de estar a emagrecer muito lentamente, acredito que é possível. Que nunca se devem dar as batalhas por terminadas antes de obtermos aquilo que realmente queremos. A minha determinação foi, sem dúvida, fundamental, mas se não tivesse surgido esta mão amiga na minha vida...
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário