Diário da Dieta VIII


Há cinco anos, precisamente, depois de ter tido o meu Filho pesava quase 100kg. Ao longo dos seus primeiros catorze meses engordei sem parar e cheguei mesmo aos três dígitos! Há três anos e oito meses, quando me mudei para uma quinta no interior do País, a minha vida mudou radicalmente sob todos os prismas.
Vi-me confrontada com uma vida fisicamente mais exigente e muito peso corporal para arrastar. Com muita naturalidade fui perdendo peso. A verdade é que o meu grande mal em relação à comida prendia-se essencialmente com uma certa insatisfação que sentia em relação à vida que tinha, principalmente no que diz respeito ao sedentarismo de que sofria. Não tinha vontade de me enfiar num ginásio, sentia-me demasiado gorda para andar de bicicleta e para caminhar e a insatisfação crescia. Com ela crescia a vontade de comer, sendo que me enfiava na cozinha a fazer pitéus e a comê-los, quando não estava sentada na secretária a trabalhar. E assim qual bola de neve que se enrola, a minha vida se enredava numa teia em que não conseguia parar de comer, nem sequer já sentia qualquer vontade nem motivação para perder peso.
Quando me mudei para a minha quintinha renasci. Renasci porque me encontrei. Concretizei um sonho antigo de viver no campo e descobri o meu lugar no mundo. Esta mudança de vida para melhor ajudou-me a perder 20 kilos! Digo que me ajudou porque, se por um lado já não dispunha de tantos recursos para comer o que me apetecia, por outro, a verdade é que deixei de ter a mesma vontade de me refugiar na comida.
Mas como nem tudo é como nós queremos, há muito tempo que estagnei no peso não conseguindo descer para níveis salutares e desejados. Ao longo dos meses vou oscilando, ora uns kilos para cima, ora outros para baixo, mas nunca desci dos 77kg. Tenho a agravante de ter alguns problemas de saúde que me obrigam a fazer tratamentos que, se por um lado, não ajudam a perder peso, por outro abrem o apetite. Já para não mencionar o total desleixe em relação à alimentação, quando as crises se instalam, sendo que a dieta é a última das prioridades!
Quando baixei os braços e me conformei apenas com os 20 kilos a menos, conheci um grupo de apoio que me deu a esperança que eu já havia perdido. Conheci outras pessoas que, como eu, têm na comida uma "inimiga" contra a qual travam uma dura e diária batalha! Apesar do facto de eu não conseguir ter tido grandes progressos definitivos em relação ao peso desde que me juntei ao grupo, o saldo é imensamente positivo. Na verdade encontrei inspiração em pessoas maravilhosas e com uma enorme força de vontade que me fazem pensar que, um dia, também eu serei capaz. Por outro lado, arranjei motivação para retomar com muita regularidade o exercício físico, que há bastante tempo havia abandonado. 
Por vezes, mais importantes do que os resultados, são os caminhos... 

Sem comentários:

Enviar um comentário