Diário da Dieta IX

Ontem, dia 11 de Janeiro, assinalou-se o dia mundial do Obrigado. Nesta vida, estou grata por milhares de coisas. Pela família que tenho, pela vida que levo, pelas amigas que o destino quis que se cruzassem no meu caminho, pelo casamento que tenho, pela saúde de que o meu Filho goza, e poderia ficar uma série de tempo a discorrer sobre as minhas gratidões. 
Como esta página versa sobre um assunto em particular - a minha luta contra o peso - quero agradecer ao meu grupo das dietas a ajuda que me tem dado. Há precisamente quatro anos, nem mais nem menos, pesava 100 kg! Hoje, confesso que não sei em que casa dos 80 me encontro, pois o dia da pesagem é só no próximo dia 15. Sei que não são grandes progressos. Aliás, o progresso maior foi abandonar os três dígitos. Desde há dois anos a esta parte que não desço dos 77 kg. Tenho oscilado entre os 89 kg e os 77 kg. 
A historieta não é a mais animadora, em dois anos poderia ter perdido mais peso. No entanto, sou uma pessoa optimista. Procuro ver sempre o lado bom das coisas. Quem me conhece sabe que, ao longo da vida, nas experiências mais negras tenho sempre procurado a luz. A verdade é que, embora sem conseguir perder grande peso, tenho conseguido manter uma determinada fasquia. No passado, já me teria deixado de preocupar com isto e já estaria novamente nos 100 kg ou mais!
Agora a pergunta que se impõe: por que motivo ainda me preocupo e por que motivo me esforço diariamente? A resposta é pronta: porque encontrei a força no meu grupo virtual que me motiva e não me deixa cair. Sim! Não é conversa fiada, de cada vez que pondero cruzar os braços a esta luta, logo ponho os olhos nas minhas amizades do grupo que estão comigo, se esforçam por elas e por todas nós. É também importante buscar inspiração nos casos de maior sucesso, pois sabemos que se tratam de pessoas como nós, e que se elas conseguiram nós também temos motivos para acreditar que vamos conseguir. 
Este grupo, como já tenho referido, surgiu numa altura em que eu estava prestes a abandonar este objectivo. Julgava que já lutava a nível pessoal em muitas frentes e que deveria baixar os braços em relação a esta. Com a sua ajuda diária, às 6.00 h, levanto-me para praticar exercício, tento alimentar-me bem e quando caio em tentação ou o meu excesso de apetite se apodera de mim depressa constato que não estou sozinha, que todas nós sofremos o mal da tentação da comida. 
Para quem a comida não constitui um problema, para quem por muito que coma não engorda, ou para quem pratica muito desporto e nunca chega a engordar, isto é tudo conversa fiada. Para mim a comida assemelha-se a uma droga. Pior do que isso, pois eu consumi abusivamente álcool e deixei de o fazer com mais facilidade do que aquela que consigo para conter-me a nível alimentar. É neste contexto que sinto que este grupo é importante para mim. Não tenho que explicar o quanto um doce me dá prazer, o quanto me apetece comer até ficar enjoada, isso está implícito. Todos nós sabemos o esforço que fazemos, por isso aplaudimos colectivamente cada vitória e não deixamos cair cada pequeno fracasso ou tentação. 
No grupo não há lugar para recriminações, somos como as crianças, de nada vale ralhar se não nos disserem o quanto é importante fazermos bem para a próxima vez. E, quando cometemos deslizes, o grupo está lá para nos dizer que o importante é não desistir. E poderia ficar a versar sobre muitas mais coisas boas que este grupo tem e a forma muito positiva como me tem ajudado.

Tudo nesta vida tem um propósito. Acredito que as pessoas que se cruzam connosco o fazem no momento certo. Estas mulheres e este rapazote vieram em tempos mais sombrios no que à dieta diz respeito. Não só não me preocupava com a comida, como não praticava exercício com assiduidade, apenas o fazia pontualmente por puro deleite pessoal (sempre fui amante do desporto). Curiosamente a minha Mami ofereceu-me o livro da D31 e a sua leitura, embora não me tenha feito fazer a dieta, mexeu um fusível cá dentro. No entretanto, fui convidada por uma amiga a juntar-me ao grupo (curiosamente sem nunca lhe mencionar estas questões da dieta, pois na altura não estava nem 60% para aí virada). A verdade é que passado cerca de uma semana resolvi apresentar-me ao grupo e oficializar o meu desejo de me juntar à luta. Neste caso posso afirmar que não procurei o grupo porque queria perder peso, mas foi o grupo que veio agitar as águas da minha vida. E que bom foi!
O testamento já vai longo, provavelmente no meio de tanta gratidão que quis exprimir tropecei nas palavras e não atingi a mensagem. Mas no fundo o que quero dizer é que estou muito agardecida a este grupo que é composto de gente de carne e osso, que, acima de tudo me ensinou que as lutas se travam melhor em conjunto, que nas lutas nem sempre se ganha, mas nunca se pode desistir. E o mais importante de tudo é que, independentemente de eu estar ou não a conseguir perder o peso que preciso, o importante é ter a ligeireza de espírito para nunca cruzar os braços!
Obrigada e queira o destino que eu me possa cruzar também fisicamente com estas pessoas com quem já partilho diariamente a minha vida! Obrigada, vocês são uma referência!
  

Sem comentários:

Enviar um comentário