Diário da Dieta IV


Já lá vão quase três meses desde que comecei a minha dieta (ou reeducação alimentar)! O balanço não poderia ser o mais positivo. Não pelo n.º de quilos perdidos, mas pelo que esta nova forma de estar na vida me tem proporcionado.
Hoje, parece-me importante falar de motivação. A motivação que eu, há já muito, havia perdido. Nos últimos dois anos e meio, perdi cerca de 15 kg, e estava a estagnar. Já não havia nada em mim que me dissesse que continuar a saga contra o peso era possível. Na verdade, tinha-me resignado aos meus 82kg. Achava que se não tinha sido até à data, não haveria nunca de ser! Como estava enganada!!
Tive a felicidade de ser enquadrada num grupo virtual, onde fazemos uma espécie de dieta coletiva, nos ajudamos umas às outras com ideias e mensagens de motivação. Mesmo que se cometam pecadilhos, rapidamente se retoma esta viagem com a ajuda simpática e cooperante dos restantes elementos do grupo. Posso dizer que a integração nesta comunidade mudou, de certa forma, a minha vida!
Não seriam só os hábitos alimentares que teriam de mudar, mas também toda uma série de rotinas associadas ao bem-estar e equilíbrio do corpo. O sedentarismo em que eu estava instalada há cerca de uma década, teimava em não me querer abandonar. Esporadicamente, o R. desafiava-me para uma curta caminhada, pois rotineiramente me escusava às mesmas, sempre com pretextos que apenas serviam para me enganar a mim própria.
Retomar a antiga prática de exercício físico era, de todo, impensável! Apesar de ter tido um passado ligado ao desporto, nada dentro de mim fazia lembrar a desportista que eu havia sido. Na realidade, pensava ter-me tornado uma sedentária crónica!
Quando se dá esta viragem na vida, e com a ajuda do grupo e da minha força interior, impensavelmente, retomei a prática rotineira de exercício físico. Se antes, qualquer pretexto servia para não caminhar, hoje, acordo às 6.00 para fazer uma caminhada solitária pela montanha. Se antes, julgava nunca mais ser possível andar numa bicicleta, hoje, já saio por aí a pedalar...
Tudo isto não seria, naturalmente, possível sem a necessária motivação, e esta advém do facto de querer com todas as minhas forças uma vida saudável para poder criar o meu Filho. Ter deixado de fumar há cerca de 8 meses, foi apenas o começo desta longa caminhada, que, pese embora a bom ritmo, ainda está longe de ser dada por terminada!!







Sem comentários:

Enviar um comentário