(Des)organização III

Há cerca de três meses fui a Lisboa comprar apetrechos para continuar a organizar a minha cozinha, a título de prenda de Natal. Essas peças vieram finalmente com a visita da minha Mãe. Pude terminar de compor este compartimento no qual passo tantas horas. A 29 de Dezembro de 2016, lidos os objetivos que estabeleci para esse ano, pude dar-me por contente. Era meu intuito organizar todos os compartimentos, mas sendo que este já está quase terminado, dou-me por muito satisfeita! Para 2017 tenho de ser menos ambiciosa e escolher apenas um, que neste caso será o meu closet (que, aliás, também teve direito a alguns melhoramentos).
Consegui libertar bastante os armários, o mesmo é dizer que consegui aumentar a funcionalidade do tempo que passo na minha cozinha. Claro que ainda me restam alguns problemas sem solução à vista - a caixa da gata, o que é que lhe faço?? Agora que esta caixa veio ocupar o espaços dos sacos do papelão e dos vidrão, onde podem ficar melhor?? Entre outras pequenas arestas a limar.
Como nem só de funcionalidade vive o homem, também gosto de ver coisas bonitas à minha volta. Confesso que a heterogeneidade dos recipientes me fazia algum mal à cabeça. Assim, guardei os frascos que outrora foram recipientes de alimentos para colocar compotas, oferecer algumas conservas ou mesmo dar às vizinhas que andam sempre aptrás de frascos para porem as suas compotas. Coloquei tudo neste frascos lindos com que o Pai Natal me presenteou.
O resultado é positivo, mais e cada vez mais positivo! Adoro cada segundo que passo nesta casa, nesta pequena quinta. Pese embora o trabalhão que ela me dá, pese embora acabe os meus dias derreada com tantos afazeres, apraz-me muito viver aqui. A dedicação que tenho votado a tratar de tudo da melhor forma que consigo, é disso sintomático.

Uma das coisas que sempre me incomodou na arrumação da cozinha foi a questão do armazenamento das mercearias. Para ser franca irritavam-me bastante os pacotinhos e mais pacotinhos que, para além de ocuparem muito espaço, eram pouco práticos na hora de inventariar, pois com facilidade se compravam coisas desnecessárias por se acabar por ter uma fraca noção das quantidades. Assim, desta forma tenho uma melhor visão das quantidades e daquilo que preciso de comprar para repor. Aqui, como se vê na imagem, armazeno o que tenho, logo que os frascos vão chegando ao termo, vou apontando num papel aquilo que preciso de comprar. Evito assim fazer compras desnecessárias. Por outro lado, como o espaço para armazenamento é limitado, não compro desmesuradamente, nem faço stocks (embora continue a aproveitar as promoções).


As prateleiras continuam a ser a minha melhor aliada, pois como já aqui tenho referido, a minha casa é muito pequena e os compartimentos são literalmente minúsculos. Depois de muito ler desde há uns tempos para cá, percebi que para quem tem pouco espaço, aproveitar as paredes com prateleiras é o melhor remédio. Há uns meses largos desanuviei os meus armários das panelas. Aproveitei, por exemplo o espaço que tinha por cima da lareira que, para além do relógio de parede não tinha nada. Passou assim de um espaço-morto, a um espaço bastante rentabilizado. Para além das panelas e algumas travessas de forno, consegui acondicionar uma boa parte das minhas milhentas especiarias. Da mesma forma, como se pode ver na fotografia em baixo, foi uma prateleira que me permitiu distribuir mais especiarias pelas paredes da cozinha. Desta feita, aproveitei a parede por cima de uma janela, na qual não é possível colocar nenhum varão. De um canto sem utilidade fiz um auxiliar de cozinheira muito útil.


As caixas de arrumação também me foram muito úteis:




Dividi os meus produtos por categorias. Na imagem podem ver-se, por exemplo, onde guardo as especiarias indianas, os artigos para a doçaria, os chás e as bolachas. Se preciso de alguma coisa, basta-me puxar a caixa, evitando o incómodo de retirar tudo o que está à frente até chegar ao pretendido. 
 
 Para quem, como eu, adora cozinhar, tem milhentas especiarias, pouco espaço e gosta de ter tudo sob controle, eta foi uma forma bastante racional de conseguir organizar este compartimento.

Este post versou essencialmente a organização dos alimentos, mas há pequenas arestas que ainda tenho de limar na minha cozinha que estão mais relacionados com a arrumação de acondicionamento de outro género de produtos (detergentes, comida da gata etc.). Mas por ora, posso afirmar que a maioria dos problemas estão resolvidos. Posso agora ir aperfeiçoando outros pormenores e começar a pensar seriamente no meu closet!!

Sem comentários:

Enviar um comentário