Cuscuz de Porco e Beringela


Adoro cuscuz e beringelas! Como tenho andado a tentar perder algum peso e a cortar nos Hidratos de Carbono, tenho de ter alguma contenção no que toca a arroz, massas e afins. Andava há muito tempo a olhar para o frasco dos cuscuz esperando uma oportunidade ou uma boa ideia para confecionar esta iguaria. Costumava fazer com grão e cenoura, mas desta vez ocorreu-me utilizar beringela. E sabem que mais? Adorei o resultado final! Uma experiência a repetir!

(Doses para 3 pessoas)

1 beringela pequena
2 bifanas
1/2 cebola
1 chávena de chá de cuscuz
2 chávenas de chá de água
1 colher de café de cominhos
2 cravinhos-da-índia
Harrissa a gosto (opcional)
Sal qb
Azeite qb
Pimenta qb
1 colher de café de manteiga

Corta-se a beringela em fatias muito fininhas. Leva-se uma Wok ao lume com o azeite, quando aquecer deita-se a cebola, previamente cortada em meias-luas. Acrescentam-se os cominhos, a harissa, os cravinhos-da-índia e o sal. Deixa-se apurar muito bem. Juntam-se as bifanas cortadas aos cubos pequenos e deixa-se cozinhar por cerca de 10 minutos em lume brando.
Quando a carne começar a ficar cozinhada, acrescentam-se as fatias de beringela e deixa-se em lume brando por cerca de meia hora ou até a beringela ficar muito mole.
Entretanto, numa panela, aquece-se a água temperada com sal, manteiga e pimenta. Quando levantar fervura, deitar os cuscuz e apagar o lume. Tapa-se o tacho.
Ao fim de 5 minutos deitam-se os cuscuz cozidos na mistura de beringela, envolve-se e deixa-se apurar por cerca de 5 minutos em lume médio.
Serve-se de imediato. Para quem não aprecia picantes, suprime a harissa, embora eu ache que esta especiaria dê ao prato um toque especial.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário