Curgete recheada com salmão em molho de mostarda Dijon

 
Março, época da plantação de curgetes, este ano muito frutífera neste mês de Julho, deu em fartura desta iguaria da natureza. Gratinada, assada, guisada, em sopas, até onde a imaginação nos levar, é só ir à horta e colher uma, o difícil é dar vasão a tanta aboborinha verde gigante!
Para ementa semanal, há curgete todos os dias da semana. Hoje, calhou em rifa, misturá-la com salmão e mostarda Dijon. Gulosa de alma e coração, em fase de dieta por necessidade, resolvi preparar este prato de peixe, muito apelativo e agradável nestes tempos escaldantes de Verão:
 
2 postas de salmão grandes
2 curgetes médias (eu usei uma gigante da minha horta)
1 pacote de creme de soja
1 colher de sopa de orégãos
1 cebola pequena
1 colher de chá de alho em pó
3 colheres de sopa de mostarda Dijon (mal cheias)
sal qb
azeite qb
 
Cortam-se as curgetes longitudinalmente e retiram-se as pevides (eu tive de as cortar em fatias grandes e parti-las ao meio, pois a curgete era enorme). Entretanto cozem-se as postas de salmão, deixam-se esfriar e retiram-se as espinhas e esfarelam-se com os dedos até formar uma papa cor-de-rosa.
Numa frigideira (eu utilizo sempre uma Wok), coloca-se um fio de azeite, quando este ferver, coloca-se a cebola a alourar, o alho em pó, os orégãos, a mostarda Dijon, o sal e por fim o salmão. Deixa-se apurar para retirar o sabor intenso do salmão. Vertem-se as natas de soja e deixa-se a cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo sempre para não colar. No final, recheiam-se as curgetes com esta pasta. Vai ao forno até a curgete ficar bem macia, e a pasta bem tostadinha (no meio forno é uma eternidade - 1.30 h).
Com uma bela salada de tomate da horta, é uma delícia. Bom apetite! 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário