Conserva de malagueta em azeite

 

O que venho aqui postar não é propriamente uma receita convencional, pois não obedece a medidas certas. O limite são os gostos do R.. Como gosta muito de picante e alho, carrego nestes dois ingredientes, mas, chega de conversa:

Malaguetas frescas
Dentes de alho
Folhas de louro
1 pitada de sal

Vamos precisar de vários frascos de pequenas dimensões. A ideia é colocar o preparado no fundo de cada frasco para um melhor apuramento dos sabores (tal como se vê na imagem).

Lavam-se as malaguetas e corta-se os pés de forma a que as sementes fiquem à vista. Colocam-se as malaguetas inteiras no fundo dos frascos.

Junta-se um dente de alho esmagado com uma colher de pau e uma folha de louro sem o pé. Acrescentam-se duas pedras de sal. Por fim, cobre-se de azeite (eu utilizo o proveniente das nossas oliveiras, por isso aconselho a que se utilize um da melhor qualidade possível para não desvirtuar o sabor). Ter atenção para não ultrapassar muito o nível dos ingredientes.
Em seguida, fecham-se bem os frascos e colocam-se num local seco, protegido da luz. É importante esterilizar os frascos para garantir a durabilidade do molho.

Passadas cerca de duas semanas, abrem-se os frascos, retiram-se os dentes de alho e as folhas de louro e verte-se o conteúdo de cada um para um frasco de maiores dimensões.

Enche-se o restante espaço com mais azeite e volta a apurar mais ou menos por 2 semanas. Está pronto a ser consumido.
Conservar num local escuro e seco.

Sem comentários:

Enviar um comentário