Compota de mogango

 
Há cerca de dois anos, quando me mudei para cá, as compotas eram para mim um mistério. Nunca me tinha virado para aí, pois a piada está em utilizar frutas da quinta para as confecionar. A maioria da fruta que tenho é-me dada pelos vizinhos, por enquanto ainda só colho laranjas e ginjas.
Este ano, como não semeei mogangos, a minha vizinha Conceição deu-me dois. É um legume que se colhe em Outubro/Novembro e dura bastante tempo sem se estragar. É muito semelhante à abóbora e é utilizado para os mesmos fins (sopas, pudins, bolos, compotas, etc.).
Esta é uma receita que aprendi com a minha vizinha Piedade, à qual acrescentei um toque pessoal (como não poderia deixar de ser!)
Aqui vai:
 
2 kg de mogango (ou abóbora) descascada, sem pevides e cortadinha em pedaços muito pequenos.
1 kg de açúcar
4 cravinhos
1 casca de laranja
1 pau de canela
 
 
Num tacho grande coloca-se uma camada de açúcar, uma de mogango/abóbora, outra de açúcar, novamente de mogango, até se esgotarem estes ingredientes. Por cima coloca-se a casca da laranja, o pau de canela e os cravinhos.
Vai ao lume na potência média. À medida que o açúcar vai derretendo, vai-se envolvendo a mistura.
Quando o mogango/abóbora estiver bem cozido e muito mole, retira-se os cravinhos e a casca da laranja.
Em seguida, mexer bem para reduzir a mistura a uma pasta granulosa.
Quando atingir o ponto estrada está pronto. Retirar de imediato o pau de canela.
Em seguida colocar em frascos previamente esterilizados, e virá-los com a tampa para baixo. Quando arrefecer colocar no frigorífico ou congelador.
 
NOTA: entende-se por ponto estrada quando, ao passar a colher de pau, fica um rasto em forma de estrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário