Compota de abóbora


Nesta altura do ano a minha cozinha fica muito azafamada. Normalmente as minhas vizinhas cobrem-me de abóboras, motivo pelo qual, aliás, eu deixei de as plantar! Assim, começa um corrupio de verdadeira caça às receitas com abóboras.
Este ano, como não podia deixar de ser, à semelhança dos anteriores, aproveitei uma parte para fazer compota que, normalmente dou à minha Mãe e à minha sogra pelo Natal.
Já experimentei fazê-la com várias variantes e condimentos, mas este ano apeteceu-me fazer a simples e tradicional compota de abóbora, tal qual fazem as minhas vizinhas que, por sua vez aprenderam com as mães, que aprenderam com as avós, etc., etc..

1 kg de abóbora
600 gr de açúcar
1 casca de laranja
1 pau de canela

Numa tacho, coloca-se uma camada de açúcar e outra de abóbora cortada muito miudinha, uma camada de açúcar, outra de abóbora, até acabar. Por cima dispõe-se a casca da laranja cortada por inteiro e o pau de canela.
Coze em lume médio até a abóbora se desfazer e estar completamente cozinhada.
Pode optar-se por se retirar do lume, passar pela varinha mágica e tornar a por ao lume até se obter o ponto estrada.
Para verificar o ponto, deitar um pouco do doce num prato, deixar esfriar e passar com uma colher. Se se desenhar uma estrada, está no ponto certo.
Verte-se a compota ainda quente para frascos previamente esterilizados, que se viram de cabeça para baixo enquanto estiver quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário