Diário da Dieta X


A aproximação dos dias mais quentes ajuda à perda de peso, pelo menos para mim. A perda tem sido bastante lenta, em dois anos consegui perder 20kg, dos quais recuperei 6kg no último inverno, mas que com o Cross Fit, vulgus trabalhar no duro na quintinha, tenho conseguido abater. Mais do que nunca, estou determinada a tornar-me, de vez, numa mulher do campo. Desde que me mudei da cidade para uma pequena quinta no interior, tenho estado a tentar aprender aos poucos os segredos da terra. Como este ano, pela primeira vez me sinto confiante para me aventurar mais a fundo nos trabalhos inerentes à vida no campo, percebi que é disto que eu gosto, e que o que me estava realmente a faltar, à falta de ginásio nas redondezas, era mexer-me mais. 
Nesta altura devem estar a perguntar-se o que tem esta conversa toda que ver com a minha dieta. Tem muito! O meu problema alimentar é essencialmente um problema psicológico compulsivo. A minha fome é emocional e não física. Muitas vezes dou por mim a comer compulsivamente até ficar indisposta. Tenho também o problema da doença que, para além das descompensações hormonais inerentes, me obriga a tomar toneladas de medicação que engordam ou abrem o apetite. 
Desde que me dedico aos trabalhos da quinta com mais afinco - fazer canas para as plantações, limpeza de mato, cuidado da horta, armazenamento de lenha e afins - além de sentir menos fome, mexo-me mais queimando assim calorias. 
Quanto à alimentação propriamente dita, também não é segredo para ninguém que vivo com muito parcos recursos económicos, pelo que massas, arroz, batatas e afins não podem ser cortados da minha alimentação, pois significam um reforço das ementas. Da mesma forma que farinhas várias, óleo de côco ou outras variantes das dietas mais modernas também estão fora do alcance do meu bolso. 
Tenho então composto as minhas refeições por um pedaço de proteína, um pedaço de HC's e outro de vegetais, sopa e fruta (esta apenas até ao almoço). Para os snaks de reforço a meio da manhã e a meio da tarde, quando me é possível, faço granola caseira e deito no iogurte natural, mas agora no tempo mais quente vou passar a fazer com gelatina e fruta, por ficar mais em conta. Mais tradicional que isto é impossível! O resultado não tem sido mau, mas isto deve-se essencialmente à vida do campo. Pois apesar de me preencher, tirando-me a fome emocional, permite-me muito dispêndio de energia física. E o Maridão, por enquanto, já diz que as pernas estão mais fininhas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário