Ralado de batata com tomilho e couve salteada


Esta é uma receita recorrente aqui em casa, pois temos fartura de batata e couve. A nossa pequena horta vai-se aperfeiçoando de dia para dia e com a nossa prática vai-se tornando mais profícua.
As quantidades de batata e de couve, deixo ao vosso critério. Eu, normalmente estimo o número de batatas por pessoa e faço couve em abundância. 
Ora, então aqui fica uma sugestão bem mediterrânica.

Batatas
Couve de caldo verde cortadinha (a minha vizinha Piedade costuma cortar-me a couve, ficando esta mais fininha do que a de compra. Um prodígio!).
1 colher de sopa de azeite
Dentes de alho qb
Tomilho qb
Sal a gosto


Ralar as batatas, passá-las por água e escorrer muito bem. Depois de secas, espalham-se num pirex grande, para que fiquem bem soltinhas.
Polvilha-se com sal e tomilho a gosto. Por fim, rega-se com metade da quantidade de azeite.
Vai ao forno até alourar, e reserva-se.

Numa frigideira, verter o restante azeite e uma pitada de sal. Quando o azeite estiver bem quente, deitar os alhos picadinhos e deixar alourar. Por fim, salteia-se a couve. Esta deve ficar mais ou menos cozinhada consoante a nossa preferência (eu pessoalmente gosto dos legumes pouco cozinhados).

Colocar as batatas e a couve numa travessa e está pronto a servir. Acompanha com uma salada de alface.

NOTA: Para não abusar no azeite, utilizo um pulverizador que me permite controlar o consumo. De outra forma, acabo por exceder as quantidades recomendáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário