Curgete recheada com picadinho de carne e cogumelos

Este ano, há curgetes com fartura! Só falta é imaginação para dar uso a tantas. Da família da botelha, com um sabor intenso e fibroso, este bonito vegetal serve inúmeros propósitos, desde compotas a pratos, há lugar para elas em qualquer mesa, nestes dias quentes de Verão.
Ora aí está mais uma invenção da (En)fada(da):
 
1 curgete grande
400 kg de carne de vaca picada
1 lata pequena de cogumelos inteiros
1 cebola pequena
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de café de cominhos
1 colher de sobremesa de mostarda
1 colher de sopa de polpa de tomate
1/2 Chávena de chá de água
1 chávena de chá de cubos de queijo flamingo
sal qb
pimenta qb
 

Numa wok, deitar o azeite e deixar que este ferva bem. Adicionar a cebola e esperar que esta aloure. Juntar as restantes especiarias e mexer bem para diluírem e apurarem no refogado.
De seguida, verter a polpa de tomate e deixar continuar a apurar. Quando atingir uma consistência pastosa, deitar a carne neste molho e misturar bem. Juntar a água e deixar cozer. Quando a carne estiver quase cozinhada, juntar os cogumelos. Manter em lume brando e misturar bem os ingredientes. Apagar o lume e deixar esfriar.
Cortar longitudinalmente a curgete. Retirar as pevides e a polpa mais esponjosa.
Cobrir meia curgete com uns cubinhos de queijo, e por cima colocar o preparado de carne. Por último distribuir por cima do recheio os restantes cubos de queijo.
No final, "fecha-se" a curgete com a outra metade. Com as mãos, terminar de rechear, de forma a preencher a totalidade do espaço que medeia uma curgete e a outra.
Aquecer o forno, durante cerca de dez minutos. Depois de bem aquecido, introduzir a curgete que foi previamente colocada num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Assa durante cerca de hora e meia.
Acompanha com uma salada de maçã e alface.

Sem comentários:

Enviar um comentário