Pataniscas de Curgete


Cá por casa, apesar de termos deixado de semear curgetes, elas continuam a aparecer em abundância ao longo de todo o Verão, pois a vizinhança, quase diariamente nos presenteia com uma. Trata-se de um alimento muito versátil, com o qual se podem confecionar doces e salgados, acompanhamentos e "condutos" de pratos principais. Entre as milhares de coisas que faço com as curgetes, não falho as pataniscas pelo menos uma vez por ano. Como normalmente as curgetes são enormes, preparo a massa, e faço uma grande dose, sendo que uma parte se consome logo em seguida, e a restante se anexa aos lanches que levamos para a piscina ou para o rio:

1 curgete grande ou 2 médias
3 colheres de sopa de parmesão
3 colher de sopa de pão ralado
1/4 de cebola picadinha
1 ovo
1/2 raminho de salsa picada
sal
pimenta
óleo para fritar

Lavam-se, descascam-se e retiram-se as pevides às curgetes. Se forem pequenas não há necessidade de se fazer isto. Metem-se num coador e espremem-se muito bem. Normalmente aperto-as durante uns minutos com as mãos para que escorram bem.
De seguida, numa taça, colocam-se os restantes ingredientes e junta-se-lhe a curgete enxuta e envolve-se tudo com as mãos. Por último moldam-se pequenas bolas espalmadas que se levam a fritar de ambos os lados em óleo bem quente.
Podem consumir-se quentes ou frias conforme o gosto e a circunstância.

Nota: para que a massa não fique muito líquida, bato o ovo à parte e vou vertendo para o preparado apenas o suficiente para obter a consistência desejada.

Sem comentários:

Enviar um comentário