Rolo de Carne com espinafres


A partir do final de Maio os espinafres abundam nas hortas! O difícil é dar-lhes saída. Assim, opto por ir congelando o que está a mais à medida que vou colhendo. Desta forma, à semelhança do que acontece com os outros legumes, disponho deles o ano inteiro e não só na época.
Esta semana, como estou prestes a partir para férias, não providenciei refeições com legumes frescos, pelo que resolvi improvisar uma com uma das doses de espinafres e meio kg de carne picada. Assim posso cumprir com o objetivo da dieta - proteínas e vegetais condensados na refeição:

1/2 kg de carne piada
1/4 de cebola
1 colher de sobremesa de cominhos
1 colher de café de caril vermelho em pó (opcional)
salsa fresca qb
sal a gosto
1 ovo
1 colher de sobremesa de pão ralado caseiro
3 colheres de sopa de creme de soja
1 molho de espinafres
2 colheres de café de alho em pó

Numa tigela misturar a carne, o ovo, os cominhos, o sal, a cebola picadinha, o caril, a salsa picada e o pão ralado. Envolver tudo muito bem com a ajuda das mãos, até obter uma pasta homogénea.
À parte, escaldam-se os espinafres por 5 minutos, escorrem-se muito bem, e esmagam-se com as mãos até ficarem numa papa.
Num tabuleiro estica-se um pedaço de papel vegetal e por cima coloca-se a pasta da carne picada em forma de cilindro. Espalma-se com as mãos até obter um retângulo. Dispõe-se o puré de espinafres no meio, verte-se uma colher de sopa de creme de soja, de seguida, com a ajuda do papel, vai-se enrolando a carne a toda a volta até obter um rolo perfeito.
Pincela-se um pirex de ir ao forno com umas gotas de azeite, coloca-se o rolo, e, por cima vertem-se as restantes natas de soja.
Vai ao forno pré-aquecido, pelo menos 1 hora, ou até ficar tostadinho.
Acompanhei com uma salada, divinal, de tomate fresquinho acabadinho de colher na horta!!

Sem comentários:

Enviar um comentário