A Filha do Capitão



A história de um homem, cuja construção do destino lhe é alheia, levando a vida ao sabor de caprichos externos. Passado na I Grande Guerra, transporta-nos para a vida dos portugueses que combateram em França. Vida essa que é retratada como se as tropas portuguesas tivessem sido deixadas ao abandono, à mercê dos perigos e das péssimas condições existentes nas trincheiras. Um clima, pouco ameno no Inverno, que deixava os combatentes portugueses em estado de extremo desconforto.
O personagem principal, de origens humildes, apaixona-se pela filha da dona da loja onde trabalha, paixão correspondida. Aflita com a possibilidade de a filha descer na escala social, a mãe traça o destino deste rapaz no sentido de o afastar de suas vidas.
Ao sabor dos acontecimentos o personagem será um membro importante da sociedade portuguesa de então, e, em França, conhecerá a felicidade nos braços de uma rapariga de mente aberta.
Um livro que adorei, quer pela forma de escrita que o autor partilha com o público, quer pela forma como se mergulha na vivência da primeira vintena do século XX da nossa história.
Para não variar, José Rodrigues dos Santos, brinda-nos com o fruto de uma investigação séria e profunda de quem, não sendo historiador, romanceia de forma exímia os dados que recolhe nas bibliotecas e arquivos.
Mais palavras para quê? Adorei!

Sem comentários:

Enviar um comentário