sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Compras, Ementas e Afins...


Dentro das minhas tarefas rotineira, esta é uma a que dedico especial cuidado! Todas os finais de semana, planifico as refeições dos próximos oito dias. Mais uma vez, tal advém da necessidade que tenho de manter uma certa ordem exterior, e de contribuir para viver uma existência mais tranquila e menos stressante. Quando trabalhava muito recordo-me da saga diária de tirar comida de improviso do congelador. A confeção e as compras eram uma verdadeira dor de cabeça. Era chegar ao supermercado e ir metendo no carrinho das compras, e depois.... logo se via!
Hoje em dia, com muito menos recursos, tive de repensar a forma como tratava do assunto cá em casa. Atualmente é impensável ir às compras sem uma lista e acordar de manhã sem saber muito bem o que vai ser o jantar.
O método ideal, cada qual tem de encontrar o seu. Aqui limito-me a explanar sobre a forma como me organizo. Perco algum tempo com estas coisas, é certo, mas por outro lado, este tempo é recuperado em espaço de qualidade para passar bons momentos em família. Uma casa organizada é bem mais prazerosa...

O inventário
No computador, tenho sempre um bloco de notas onde anoto semanalmente a comida que tenho no frigorífico, no congelador e na dispensa. À medida que vou gastando os produtos vou retirando-os da lista. Como costumo escrever o mês da compra do bem alimentar nos sacos de congelação, sei sempre o que lá está há mais tempo e o que deve ser feito com mais urgência. É com base nesta lista que confeciono as refeições.
Por outro lado, tenho sempre na cozinha um bloco de notas onde vou anotando outros produtos que se vão acabando (detergentes, comida de gato, etc.). Os detergentes, como são importantes e não podem faltar, assim que começam a escassear há que comprá-los. Desta forma, assim que acabam tenho sempre uma nova embalagem de reserva que me precavi a comprar. 

Ementas
Sendo que, tenho o inventário alimentar completo, há que planificar as refeições. Normalmente parto do esquema em que alterno refeições de carne, de peixe e de vegetais. Por exemplo, um dia carne, outro peixe e de vez em quando uma refeição exclusivamente vegetariana. Como, de momento, eu e o R. estamos em maré de dieta de perda de peso, tenho de ter o cuidado de preparar pratos que não sejam calóricos nem ricos em hidratos de carbono.
Usualmente, procuro centrar a refeição no conduto e em vegetais variados, que não repito durante a semana em causa. Por vezes, tenho de fazer arroz ao massa para o gaiato, embora tente não comer. Assim, tenho de preparar uma boa refeição sassiante à base de proteínas magras e de vegetais.
Quanto às sopas, só as faço durante o Inverno. No Verão, tenho sempre doses individuais no congelador só para o pequenote. Diariamente tiro uma de manhã. Quando o stock está prestes a acabar, toca de fazer mais uma panela para distribuir pelas caixinhas e congelar.
Os almoços cingem-se a uma salada de atum ou mozarela, uma omelete ou outra qualquer refeição leve. Não tenho por hábito grandes planificações para esta refeição que, diariamente faço sozinha.

compras semanais
Depois de elaborado o menu, posso deitar mãos à obra e anotar os ingredientes de que tenho falta para fazer as refeições. Maioritariamente são os legumes de acompanhamento, e os restante ingredientes para fazer uma ou outra receita, leite, café e iogurtes entre outras coisas de uso diário. 
Por seu turno, aproveito esta ida aos supermercados para adquirir os não perecíveis que estão em falta.
O dia das compras é semanal e fixo. Após deixar o miúdo na escola rumo aos supermercados do costume, munida de uma lista de compras por superfície e lá perco uma manhã da semana nestas lides.

Promoções
Sei exatamente os dias em que os folhetos dos meus supermercados de eleição são lançados. Como não vão parar ao meu correio, consulto-os na net. Costumo analisá-los com atenção, focando-me unicamente nos produtos que costumo consumir. Se, por exemplo, há um produto em promoção que eu não costumo comprar, não vejo qualquer mais valia em adquiri-lo simplesmente porque está em promoção.
Tenho uma lista de compras semanais fixas (x pacotes de leite, x embalagens de cápsulas de café, etc.), e, com base nela, procuro ver se alguma dessas coisas está em promoção. Por exemplo esta semana aproveitei um cupão de desconto em cápsulas de café. Relativamente aos não perecíveis, compro-os exclusivamente quando estão em promoção. Utilizo apenas uma marca de detergente para a loiça, quando está prestes a acabar, procuro-o em promoção (é uma questão de dias para isso acontecer, sei-o pela minha experiência) e compro cerca de três que devem durar até à próxima vez que estiverem em promoção. À semelhança do detergentes da loiça, há certos bens que só compro mesmo em promoção - tratamento da roupa, produtos de limpeza da casa, rolos de cozinha, latas de atum, leguminosas secas, massas, arroz, comida de gato, etc.
Quanto aos produtos de higiene, o princípio é o mesmo. À exceção de alguns produtos de cuidados do rosto, de que sou fiel a determinadas marcas, recorro sempre às promoções e utilização de cupões de desconto. Faço um pequeno stock e por algum tempo não tenho de me preocupar com isso!

E assim me vou organizando...

Sem comentários:

Enviar um comentário